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dc.contributor.advisorSANTOS, Josane Cristina Batista
dc.contributor.authorSILVA, Márcio Carvalho
dc.date.accessioned2022-12-16T13:52:45Z
dc.date.available2022-12-16T13:52:45Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/6036
dc.description.abstractA expressão da vida interior do homem manifestou-se de forma intensa a partir do movimento intitulado Expressionismo que tinha como características principais a expressão de experiências emocionais e perturbadoras na pintura, bem como a metáfora absoluta na poesia. O holandês Vincent van Gogh foi precursor do movimento ao utilizar cor, linha e composição como novos meios de expressão cuja tela O quarto de van Gogh em Arles evidencia um inquietante estado evidenciado pela luminosidade. Assim como na novela Lavoura Arcaica de Raduan Nassar, a expressão se manifestar de forma magistral em razão do narrador-personagem André caracterizar uma alma sob tensão, que se utiliza do lirismo a fim de contestar os limites entre a luz e as trevas. Assim sendo, a personagem André e a tela de van Gogh evocam sentimentos inerentes ao homem já que a luminosidade dramática que fundamenta este artigo, compõe uma relação de analogia entre a perspectiva da análise literária em consonância com as artes plásticas visto que a arte expressa a paixão e a cólera presentes na vida humana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.subjectExpressionismopt_BR
dc.subjectLirismopt_BR
dc.subjectLuminosidade dramáticapt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.titleAndré e o quarto de Van Gogh em Arles: as artes luminosas associadas à dramaticidade da vida.pt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
dc.description.localpubAracajupt_BR


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