O estudo do Candomblé, a partir da obra Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, como instrumento de desmistificação da cultura religiosa afro-brasileira
Date
2006Author
SILVA, Andreia Carla dos Santos
SANTOS, Márcia Regina
Metadata
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O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da abordagem críticoreligiosa
de Jorge Amado, no livro Tenda dos Milagres, no tocante à prática dos
cultos afro-brasileiros, mais especificamente a partir do Candomblé praticado na
Bahia no início do século XX. Esse artigo tem a proposta de conduzir o leitor num
passeio pelas origens do candomblé – como religião afro-descendente, evocar seus
rituais, bem como enfatizar a discriminação e a repressão aos rituais afro-brasileiros
denunciadas por Amado ao longo do romance. A partir da história de Pedro
Archanjo, protagonista do livro Tenda dos Milagres, e em consonância com as
obras de autores diversos, como BRAGA (1995), RODRIGUES (1977) e SERRA
(1995), procuraremos evidenciar a intenção de Jorge Amado de apresentar o
candomblé como uma religião qualquer, que merece ter garantidos seu espaço na
sociedade e direito ao culto livre. Essa abordagem pretensiosa do autor baiano fica
camuflada pela poesia e riqueza de detalhes característicos nessa religião, que
absorve conhecimentos das mais distintas áreas artísticas. O artigo busca pautar-se
em evidências científicas visando pormenorizar a questão da gravidade do
preconceito racial, étnico, cultural e, principalmente religioso, vivenciado pela
comunidade afro-brasileira e tão bem aludida na obra de Jorge Amado.