“É da gente”: um guia dos museus de Sergipe na palma da mão
Abstract
A Tese de Doutorado em tela, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Tiradentes – PPED/UNIT, na Linha de Pesquisa ‘Educação e
Comunicação’, tem como objetivo prototipar um Aplicativo-Guia gratuito para
dispositivos móveis multitelas, o “É DA GENTE”, com o propósito principal de facilitar
a busca por informações e melhorar-ampliar o acesso aos Museus de Sergipe; tanto
pelos grupos escolares e Instituições e roteiro turístico quanto pela população em
geral. Nos dias que correm, os dispositivos multitelas, convergentes, portáteis e
multimídias são vias consolidadas e favoritas de acesso a conteúdo e informações
variados na palma da mão; que acionamos cotidianamente por meio do seu vasto
ecossistema de aplicativos móveis. Isto posto, na era da experiência e do
engajamento, fruímos de uma miríade de aplicativos e soluções de navegação
logada no Ciberespaço; que estão modificando diversos setores – principalmente o
educacional, quando manipulados com intencionalidade pedagógica e formativa. À
vista disso, é inegável a desenvoltura que estes artefatos tecnológicos propiciam
para que seus utilizadores desempenhem tarefas sem que sequer precisem se
deslocar fisicamente; em poucos cliques. Neste enquadramento, esta investigação
emergiu da ideia de que os espaços museológicos são vistos como um lugar de
preservação e impulsionador de memórias, e se tornou um ambiente que
mobiliza saberes plurais e não só de ensino e de aprendizagem Não-formal, mas,
também, de Divulgação Científica. Logo, o Mapa Museológico de Sergipe cataloga
69 equipamentos científico-culturais totalmente voltados para ostentar o patrimônio
cultural material e imaterial da gente sergipana e da humanidade; da capital ao
sertão. Devido a isto, para que o software atendesse à sua proposição;
hiperlinkamos a abordagem de Pesquisa Qualitativa com o método prático-criativo
do Design Thinking. Seguidamente, ao deslizar e tocar os dedos pelas telas
metodológicas, o leitor-usuário-visitante terá acesso as etapas do processo de
desenvolvimento do “É DA GENTE” e a experiência de testagem e avaliação –
mediante validação de Interface e Usabilidade do protótipo – por testadores beta em
um Grupo Focal. Os resultados obtidos possibilitam concluir que, embora o “É DA
GENTE” ainda não esteja completamente funcional ou disponível para download nas
App Stores, este fenômeno Ciber pode favorecer o despertar da curiosidade e do
interesse pelas unidades museais de Sergipe e a formação cultural e científica do
público-alvo. E, também, aproximar o ensino Formal e Não-formal e dinamizar seus
atos de currículo e amplificar a Divulgação Científica; com vantagem para as
pedagogias do agora e popularização da Ciência e progresso do turismo sergipano.
Além de unir em um só lugar as informações essenciais acerca dos Museus de
Sergipe e despertar o interesse dos interagentes pelo app em sua versão definitiva.