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dc.contributor.advisorFERRONATO, Cristiano
dc.contributor.authorSANTOS, Elias Souza dos
dc.date.accessioned2023-10-03T17:48:14Z
dc.date.available2023-10-03T17:48:14Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/6856
dc.description.abstractGestada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes e vinculada à linha de pesquisa Educação e Formação Docente, esta investigação tem como objetivo analisar a trajetória da educadora, pianista-concertista Helena Lorenzo Fernandez, destacando o seu papel e as suas contribuições para o campo da História da Educação. Helena nasceu em Aracaju no dia 25 de janeiro de 1914. O seu itinerário profissional encampa práticas docentes - aulas, concertos, criações de instituições educativas, gestão escolar e diplomacia musical brasileira -, nos âmbitos local, nacional e internacional. O marco temporal deste trabalho inicia-se em 1931, período marcado pela formatura de Helena, e termina em 1985, momento no qual a educadora se aposentou. De caráter bibliográfica, documental e histórica, a presente investigação se constituiu no domínio das discussões do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Nordeste (GPHEN/Unit/CNPq); filia-se, assim, à História Cultural, conforme discussões levantadas por Burke (2005), Chartier (1990), e à História da Mulher, a partir das proposições admitidas por Perrot (2016). Foram adotadas as noções de “representação”, “apropriação” e “práticas” defendidas de Chartier (2017) e de “diplomacia musical brasileira”, sustentada por Fléchet (2011); os conceitos de “intelectual” proposto por Sirinelli (2003), de “mediador cultural” e “intelectual mediador” elucidados por Gomes e Hansen (2016), de “diplomacia cultural brasileira” atribuídos por Fléchet (2011), de “memória”, conforme estudos empreendidos por Halbwachs (2006), Michael Pollak (1992) e Pierre Nora (1993). As categorias de análises que nortearam esta pesquisa são “rede de sociabilidade” (Sirinelli, 2003), “cultura escolar” (Julia, 2011), (Benito Escolano, 2017) e “instituições educativas” (Magalhães, 2004). Do ponto de vista metodológico, este estudo insere-se nas Abordagens Biográficas e admitiu as técnicas do Método Biográfico. Por meio dos estudos levantados por Duby (1988), Levillain (2003), Borges (2006), Avelar (2010), Bourdieu (2006), Magalhães e Barreto (2016), foi possível, através de Helena, o indivíduo, adentrar no coletivo social das instituições educativas, da infância, da música, em Sergipe, no Rio de Janeiro e no exterior, das práticas pedagógicas, dos métodos de ensino, dos concertos locais, nacionais e internacionais (diplomacia musical brasileira). A análise das imagens e fotografias dispostas, neste estudo, são consideradas evidências históricas e testemunhas mudas. Visando à compreensão do texto, inerente às fontes iconográficas, buscou-se apoio nas produções escritas por Burke (2004), Barthes (1984), Kossoy (2001) e Bencosta (2011). No que toca à tese defendida nesta pesquisa, advoga-se que as representações sociais instituídas pelo Governo brasileiro, durante o período de 1910 a 1945, transformaram Helena em uma docente nacionalista, disciplinada, protocolar, dedicada à causa da educação, da música, do Estado, e que a sua formação acadêmica, o perfil profissional, o potencial de liderança, de empreender eventos educacionais e culturais, o protagonismo e a intensa atuação, em defesa da música e da educação musical escolar, contribuíram para o sucesso do percurso pessoal e profissional tanto em Aracaju, quanto no Rio de Janeiro e no exterior. Enfim, esta investigação encontrou silêncios e apagamentos acerca do papel e das contribuições que Helena deixou à História da Educação e, a partir da análise do corpus documental levantado, conclui-se que a trajetória dessa educadora apresenta contribuições relevantes à escrita da História e à escrita da História da Mulher no Ocidente. Portanto, por tudo que foi, por tudo que idealizou, por toda a sua dedicação, capacidade, altruísmo e força interior, esta tese outorga um lugar para Helena no campo da História da Educação e, também, no da Educação Musical Escolar, no da Música, no da Diplomacia Cultural Brasileira, no da História e no da História das Mulheres no Ocidente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectInstituições educativaspt_BR
dc.subjectDiplomacia musical brasileirapt_BR
dc.subjectHelena Lorenzo Fernandezpt_BR
dc.titleNo compasso, ligeiro, da pianista Helena Lorenzo Fernandez: entre práticas pedagógicas, concertos e diplomacia musical brasileira (1931-1985)pt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Teses de Doutoramento (defendida e aprovada por banca especializada)pt_BR
dc.description.localpubAracajupt_BR


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