dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso consiste na realização de uma análise
semiótica da cultura da realidade suburbana da população negra norte americana,
tendo como objeto de pesquisa três videoclipes - By Any Means, Tookie Knows II
e Black Thoughts, do rapper norte americano Schoolboy Q. Estes clipes foram
escolhidos por abordarem de forma nua e crua a realidade gângster, presente na
maioria do subúrbios norte americanos, através de uma narrativa envolvendo
quatro membros da gangue Crips - uma das gangues negras mais tradicionais do
país. Realidade esta, que está diretamente associada a problemas raciais, como:
segregação, falta de artigos básicos para sobrevivência, instabilidade familiar e
violência policial. Além de ser um tema inusitado para o meio acadêmico, ele
também é representativo para milhares de pessoas que estão inseridas em uma
realidade de violência constante regida por problemas raciais oriundos da cultura
de sistemas escravagistas e, ainda por cima, prova como coisas produtivas
podem sair de lugares esquecidos pela sociedade e fazer com que milhares de
pessoas se sintam representadas, mesmo estando a milhares de quilômetros de
distância. Para isso, foram utilizados os conceitos de Lótman (1979) sobre a
“Tipologia Cultural” e de Barthes (1964) sobre a “Retórica da Imagem”, em
conjunto com os métodos de transcrição de imagem - Jullier e Marie (2009). e de
tabulação de uma análise de conteúdo - Bardin (2016). Ao final da análise, ficam
evidentes os efeitos da cultura gângster na vida de vítimas de segregação racial e
o cotidiano dos indivíduos inseridos neste contexto. Além de ficar evidente como
os clipes servem como produto comercial para a obra do artista e como
manifestação da expressão cultural do mesmo, podendo servir como base para
pesquisas futuras devido a explanação de conceitos sobre a cultura gângster de
diversos autores, associados a decodificação social e imagética dos signos
presentes nos clipes através do viés semiótico. | pt_BR |