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dc.contributor.advisorMENEZES, José Milton
dc.contributor.advisorBARRETO, Liliádia da Silva Oliveira
dc.contributor.authorSILVA, Cíntia Moreira da
dc.date.accessioned2023-01-03T13:00:41Z
dc.date.available2023-01-03T13:00:41Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/6055
dc.description.abstractAs práticas educativas, que abordamos neste trabalho sobre Arte e sua criatividade surgiu das potencialidades do indivíduo portador de necessidades educativas especiais (PNEEs). Os problemas evidenciados na escola, na sala de aula e na comunidade escolar como a falta de material apropriado para o manuseio do aluno, espaço físico inadequado, com salas pequenas de pouca ventilação; escola localizada em bairro de classe média, com clientela de baixo poder aquisitivo, distante da comunidade a que pertence, nos levou aos seguintes procedimentos metodológicos deste trabalho: utilizamos subsídios através de pesquisa bibliográfica, e trabalhos artesanais ou artísticos, que nos respaldaram ao tema gerador e os alunos portadores de necessidades educativas especiais da Escola de Educação Especial “Prof. João Cardoso Nascimento Júnior”. Trabalhamos junto aos nossos alunos, usando de toda diversidade possível de materiais recicláveis ( sucata ), que poderiam ser manipulados pelas crianças, buscando em cada um, a criatividade, individualidade e sensibilidade existente, procurando adaptação de técnicas utilizadas em Arte, para a Educação Especial. A motivação para tudo isso, obtivemos com aulas explicativas, vídeos sobre Arte, visitas à Praças, Galeria de Arte, Oficina, Atelier e Museu. Os resultados são os mais positivos e otimistas para as potencialidades desses alunos. Para tanto, deve haver a valorização do ensino e do professor de Arte, com este trabalho monográfico, assim como o reconhecimento, as diferenças, ao respeito e viabilização da cidadania do portador de necessidades especiais no âmbito das linguagens artísticas. Logo, para compreendermos melhor a excepcionalidade ou deficiência, não basta sabermos o que significa, ou como estudá-la, analisá-la, avaliá-la cientificamente. É preciso integrar-se à ela, conviver, pensar, compreender e aprender com suas diferenças, limitações, habilidades e compensações. Pois, o ensino artístico atingiu sua relevância quando da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases. Quanto à Educação Especial, desde os anos 30 no Brasil, a Arte vem desencadeando um relacionamento com o portador de necessidades educativas especiais, cada vez mais sólido e consistente. A desarticulação sobre conceituações teóricas no ensino de arte ao aluno deficiente e a aquisição pela Arte do papel de atividade prazerosa, muitas vezes considerada como um meio de inclusão, nos transporta, ao tema desta monografia, com a expectativa de poder contribuir com esta pesquisa bibliográfica e observações em sala de aula e escola especial, para outros colegas profissionais que acreditam na potencialidade do portador de deficiência ser instrumento importante para construção da aprendizagem e facilitador de integração e inclusão social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectPotencialidadespt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleA arte a as potencialidades no portador de necessidades educativas especiaispt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
dc.description.localpubAracajupt_BR


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