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dc.contributor.authorVARELA, Simone
dc.contributor.editorBARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro
dc.date.accessioned2019-08-27T10:42:24Z
dc.date.available2019-08-27T10:42:24Z
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.urihttps://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/2516
dc.description.abstractEste estudo, a partir de uma abordagem sócio-histórica, traz análises e interpretações sobre a participação da professora e autora de livros Olga Garcia Reverbel, na trajetória da configuração do campo do ensino do teatro no Brasil, na segunda metade do século XX. Trata da análise das táticas empreendidas por ela e pelos diferentes atores em prol da formação do referido campo. O objetivo geral desta pesquisa consiste na compreensão, portanto, de como foi constituído o campo do ensino do teatro no Brasil a partir dos reflexos do trabalho desta autora, no ensino da Arte (modalidade teatro). Dentre os conceitos, noções e os respectivos autores utilizados nas análises desta pesquisa estão: campo de Pierre Bourdieu (2013); apropriação de Roger Chartier (1988); tática de Michel de Certeau (2005); disciplina escolar de André Chervel (1990) e código disciplinar de Viñao Frago (2008). O referencial metodológico desta tese é composto pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pela metodologia da história oral pensada por Verena Alberti (2005). Neste processo, distintas tipologias de fontes foram utilizadas: documentos escolares, legislações educacionais, obra literária, narrativas e a bibliografia pertinente ao objeto investigado. A problemática se configurou mediante o seguinte questionamento: em que medida a releitura das experiências de Olga Reverbel, referentes ao ensino do teatro, pode reconhecer os instrumentos proteladores da inserção das diferentes linguagens da Arte, neste caso o teatro, no currículo da escola brasileira? Os referidos instrumentos, neste caso especifico, estão localizados nas contradições instaladas na relação entre a escola e o teatro. Eles são resultado de concepções metodológicas antagônicas em defesa do ensino do teatro na escola e das incongruências entre os paradigmas contextualista e essencialista. Os códigos disciplinares vigentes também resultaram da defasagem entre a “realidade escolar” e a legislação educacional brasileira que, apesar de ter inserido de modo obrigatório o ensino arte no currículo escolar desde 1971, não dispôs de mecanismos que operacionalizassem o ensino das quatro linguagens artísticas, novamente asseguradas pela Lei n. 13.278/2016. A tese defendida a de que Olga Garcia Reverbel foi uma das personagens da história da educação brasileira que, por seu envolvimento e engajamento, seja ensinando através do teatro, seja formando professores a utilizar técnicas teatrais em suas práticas de ensinagem, seja escrevendo livros didáticos, ofereceu um arsenal teórico e metodológico para a configuração do campo do ensino do teatro no Brasil. Isto porque sua atuação esteve associada às distintas modalidades que enfatizam a presença do teatro na escola enquanto um recurso pedagógico (contextualista) ou uma área de conhecimento com linguagens e especificidades a serem apreendidas e que permitem a compreensão estética e assim contribuam para o desenvolvimento cultural do aluno (essencialista). A partir de suas experiências dentro do campo e de como a legislação educacional respondeu a demanda do teatro na escola ou da escola com o teatro, foi possível entender quão inconsistentes podem ser as reformas curriculares quando não se considera a constituição do campo nem os componentes do código disciplinar que configuram e organizam uma disciplina.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOlga Reverbelpt_BR
dc.subjectEnsino do Teatropt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectTáticapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleOLGA REVERBEL E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DO ENSINO DO TEATRO NO BRASIL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XXpt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Teses de Doutoramento (defendida e aprovada por banca especializada)pt_BR
dc.description.localpubARACAJUpt_BR


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