dc.contributor.author | SANTOS, Lidiany Borges | |
dc.contributor.author | CARVALHO, Jessica Cristina Gonçalves de | |
dc.contributor.author | COUTO, Josiene de Oliveira | |
dc.contributor.editor | SILVA, Roberto Jerônimo dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2015-09-10T19:48:36Z | |
dc.date.available | 2015-09-10T19:48:36Z | |
dc.date.issued | 2015-09-10 | |
dc.identifier.uri | https://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/795 | |
dc.description.abstract | Com o passar dos anos o uso de equipamentos tecnológicos tornaram-se mais frequentes, graça a esse avanço tornou-se possível utilizar games na pratica de atividade física. Os Exergames unem a prática de atividades física com os jogos virtuais, se apresentando como uma boa atividade para o estímulo à prática de atividade física, sobretudo pela possibilidade de aplicação em atividades de mapeamento neuromotor em crianças e adolescentes (LEÃO JUNIOR, 2013).
OBJETIVO: Identificar os exergames como ferramenta nas aulas de educação física escolar.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de Revisão de Literatura realizado a partir da ferramenta de pesquisa online google acadêmico. A busca foi realizada usando a seguinte frase “exergames no ambiente escolar” a ferramenta de pesquisa direcionou aproximadamente 99 resultados. A escolha deu-se pela filtragem do ano, com a intenção de estudar os artigos publicados de 2011 até 2015.
RESULTADOS: os artigos selecionados indicam que o uso dos exergames, como ferramenta educacional, vem sendo disseminada por todo o mundo. Autores como Vaghetti (2013), já reconhecem essa nova forma de ensino-aprendizagem de maneira lúdica e criativa, e que favorece a iniciativa de jovens-adultos. Nos estudos de Baracho (2012) fica evidenciado o quanto a realidade dos games virtuais influenciam e ajudam na aprendizagem prática de esportes e outros conteúdos. Com base nos estudos observados verificou-se a importância e a possibilidade de usar o exergames como ferramenta pedagógica de socialização e no combate a obesidade.
CONCLUSÃO: Através do exergames alunos podem ter experiências diferentes, que puderam ampliar sua vivencias praticas na aula de educação física. Sabe-se que o exergames trazem respostas positivas, mas ainda há um longo caminho a ser trilhado, desde a capacitação dos professores, a sistematização e o seu uso nas escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Vídeo games | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.title | O USO DOS EXERGAMES COMO POSSIBILIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA | pt_BR |
dc.type | Produção bibliográfica: Artigos aceitos para
publicação | pt_BR |
dc.description.localpub | Aracaju - Se | pt_BR |