dc.description.abstract | Os computadores direcionados aos jogos, também conhecidos como consoles, são
utilizados nos lares pelo Brasil inteiro. Os altos índices de envolvimento por parte
dos jogadores fizeram instituições de ensino e seus educadores repensar suas
didáticas. Como resultado, temos a dedicação e satisfação promovida pelos jogos
digitais, sendo estudada e, aplicada por todo o mundo a partir da teoria da
Aprendizagem Baseada em Jogos digitais. Com base nesse contexto, a dissertação
aqui apresentada teve como questão principal, a verificação do SculptrVR enquanto
dispositivo para o ensino tridimensional e, para tal, propõe um curso de extensão
para o ensino tridimensional por meio do SculptrVR para os cursos de Design
Gráfico, Jogos digitais e Engenharia de Produção na Universidade Tiradentes.
Assim, a dissertação faz parte da linha Educação e Formação Docente do
Programa de Pós Graduação em Educação do PPED e configura-se como
qualitativa com abordagem exploratória, por meio do qual se verifica o ensino
tridimensional tradicional, sua adaptação ao digital com o Jogo SculptrVR para que,
em seguida, se possa apresentar a formatação do curso de extensão e seus
instrumentos de ensino, acompanhamento e avaliação. | pt_BR |