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dc.contributor.authorGAMA NETO, Edilberto Marcelino da
dc.contributor.editorPORTO, Cristiane de Magalhães
dc.date.accessioned2019-08-29T09:44:33Z
dc.date.available2019-08-29T09:44:33Z
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.urihttps://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/2593
dc.description.abstractO estudo intitulado Realidade Misturada e Educação: uma experiência com o aplicativo “MAR”, se debruça sobre as questões que envolvem o livro didático e as possibilidades interativas fornecidas pelas novas tecnologias e a rede. Para chegar a esse fim foram feitas reflexões sobre a informação e os suportes que podem contê-la, passando pelo livro e a internet, e sobre a relação entre o aluno do século XXI e seus dispositivos tecnológicos. Em continuidade é apresentada as possibilidades de interação, trazendo a conceituação da interatividade mútua e reativa, além de discutir os conceitos de realidade virtual, apresentando as distinções e o encontro entre a realidade aumentada e misturada. Com todo esse conteúdo disposto, em seguida, é apresentada a estratégia de desenvolvimento do aplicativo que se propõe a gerar uma ponte que une as possibilidades interativas e de atualização que se dão na rede e trazê-la para o material didático em seu suporte físico. Por fim, com o aplicativo desenvolvido, é formado um grupo focal com professores que desenvolvem material didático para discutir as possibilidades de uso do produto apresentado e se ele modifica a forma com que pode ser utilizado o material didático com os alunos. Como suporte para o desenvolvimento da pesquisa, diversos dados foram coletados a partir da pesquisa bibliográfica a fim de definir os conceitos que guiariam o desenvolvimento do produto. Para a construção do aplicativo foi utilizado o Design Thinking como procedimento metodológico para encontrar a melhor solução para atender ao objetivo da pesquisa, inserir elementos interativos e digitais num suporte físico didático. E para verificar a viabilidade e possibilidades de melhoramentos para a solução encontrada foi utilizado o grupo focal para coletar esses dados. Após a análise de todos os procedimentos foi possível perceber que é viável trazer os recursos disponíveis no meio digital para desenvolver um novo caminho de interação com o material didático, fornecer subsídios para a contribuição com o conteúdo através de pesquisas e trabalho colaborativo, tornando o dispositivo que o aluno carrega na palma da sua mão como um agente transformador. Este alterará a métrica da leitura e expande as possibilidades de encontro com a informação de uma forma guiada pelo proponente do uso do recurso, que neste caso seria o professor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectDispositivo Móvelpt_BR
dc.subjectRealidade Misturadapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.titleREALIDADE MISTURADA E EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM O APLICATIVO MARpt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Dissertações de Mestrado (defendida e aprovada por banca especializada)pt_BR
dc.description.localpubARACAJUpt_BR


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