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dc.contributor.authorARAÚJO, George Emmanuel do Nascimento
dc.contributor.editorSANTOS, Vera Maria dos
dc.date.accessioned2019-08-28T05:46:53Z
dc.date.available2019-08-28T05:46:53Z
dc.date.issued2019-08-28
dc.identifier.urihttps://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/2529
dc.description.abstractO objetivo geral desta investigação é analisar a formação de um professor de canto lírico do gênero operístico por meio de sua (auto)biografia. Como objetivos específicos aponto: analisar a produção teórica sobre formação docente; e identificar pontos convergentes e divergentes entre essa produção teórica e as narrativas (auto)biográficas desse mesmo professor. O marco teórico-metodológico reside nos estudos pioneiros da tipificação da pesquisa (auto)biográfica: Dominicé (1990), Josso (1991), Gaston Pineau (1983, 1987) e Jennifer Nias (1989) direcionados à metodologia Histórias de Vida, em uma abordagem (auto)biográfica. Também representa base deste estudo as teorias e práticas na área de formação do professor, com Nóvoa (1995), uma vez que a caraterística de seus objetivos é essencialmente emancipatória, relacionada à investigação-formação, partindo da dimensão da pessoa do professor de música do canto lírico do gênero operístico, em exercício. A metodologia de análise dos dados basear-se-á na teoria de análise crítica da narrativa proposta por Motta (2013) e Ricoeur (1913). Participam desta pesquisa três professores de ópera em exercício (em escolas de música, na educação básica e, também, no ensino superior). Deles, um reside na cidade de Aracaju (Sergipe), um na cidade de Salvador (Bahia) e um professor reside na cidade italiana de Bari, na região sudeste do país. O procedimento de coleta baseia-se em entrevistas não estruturadas, visando à recolha de narrativas, gravadas em áudio (por um gravador de hipersensibilidade portátil), com a anuência dos sujeitos. O pressuposto da pesquisa é que ambos os universos - da ópera e da formação de professores de canto lírico do gênero operístico - apresentam a necessidade de renovação, embora com conteúdo de sentidos contrastantes em relação ao seu status quo. Na conclusão da investigação, evidencia-se a necessidade de construir, além das publicações e trabalhos escritos, projetos de carreira docente que reconheça a realidade da trajetória de formação dos professores de ópera. Projetos híbridos que reconheçam a dualidade profissional e a intersecção de várias profissões que acabam se articulando para subsidiar a formação continuada em canto e na educação. Foi por meio dessa imersão em seus próprios “eus”, através das narrativas de suas histórias de vida, que ocorreu um processo de emancipação dos sujeitos e, consequente, o início de um movimento para o caminho da autonomia das pessoas e de suas profissões.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória de Vidapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectAnálise Crítica da Narrativapt_BR
dc.titleHISTÓRIAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ÓPERApt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Dissertações de Mestrado (defendida e aprovada por banca especializada)pt_BR
dc.description.localpubARACAJUpt_BR


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