Jogos digitais e realidade virtual no ensino superior: proposta de extensão por meio do jogo digital SCULPTRVR para o ensino tridimensional na Universidade Tiradentes
Abstract
Os computadores direcionados aos jogos, também conhecidos como consoles, são
utilizados nos lares pelo Brasil inteiro. Os altos índices de envolvimento por parte
dos jogadores fizeram instituições de ensino e seus educadores repensar suas
didáticas. Como resultado, temos a dedicação e satisfação promovida pelos jogos
digitais, sendo estudada e, aplicada por todo o mundo a partir da teoria da
Aprendizagem Baseada em Jogos digitais. Com base nesse contexto, a dissertação
aqui apresentada teve como questão principal, a verificação do SculptrVR enquanto
dispositivo para o ensino tridimensional e, para tal, propõe um curso de extensão
para o ensino tridimensional por meio do SculptrVR para os cursos de Design
Gráfico, Jogos digitais e Engenharia de Produção na Universidade Tiradentes.
Assim, a dissertação faz parte da linha Educação e Formação Docente do
Programa de Pós Graduação em Educação do PPED e configura-se como
qualitativa com abordagem exploratória, por meio do qual se verifica o ensino
tridimensional tradicional, sua adaptação ao digital com o Jogo SculptrVR para que,
em seguida, se possa apresentar a formatação do curso de extensão e seus
instrumentos de ensino, acompanhamento e avaliação.