A curadoria de conteúdos digitais na prática docente e formação de publicitários no curso de comunicação social da Universidade Tiradentes
Abstract
A temática desta tese é a utilização da curadoria de conteúdos digitais na prática docente e
formação de publicitários. Para tal, a pesquisa foi desenvolvida com os discentes do curso de
Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes, do 3º período -
Marketing I (2017/1) e 4º período - Marketing II (2017/2). Parte do pressuposto de que a
utilização da metodologia ativa através da curadoria de conteúdo digital contribui para a
formação profissional de discentes e do professor/pesquisador, tornando-os curadores
preparados para as constantes mudanças do mundo do trabalho. Tem como objetivo primário,
analisar as possibilidades pedagógicas do uso da curadoria de conteúdos digitais, como
metodologia ativa, na formação profissional de discentes e do professor/pesquisador do curso
de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes. Esta pesquisa
adota como concepção metodológica a perspectiva da pesquisa-formação na cibercultura
apresentada por Santos (2005, 2014), que aproveita o potencial da cibercultura no processo de
aprendizagem e de formação dos indivíduos. Tem inspiração na abordagem multirreferencial,
fundamentada por Ardoino (1990, 1993, 1998), ao buscar uma leitura plural, com diferentes
pontos de vista acerca dos objetos hora pesquisado de forma heterogênea. Para fundamentar a
construção de uma cartografia da pedagogia ativa para a curadoria de conteúdo, foram
mapeadas as principais bases teóricas que dão subsídio a esta pesquisa em relação ao processo
de ensino/aprendizagem. Partindo das teorias do pragmatismo de Dewey (1965, 1989, 2002,
2007), Kilpatrick (1978) e Teixeira (1965). As bases teóricas da aprendizagem significativa
de Ausubel (2003), Novak e Gowin (1996). Os conceitos de mediação do processo de
aprendizagem de Vygotsky (2015); Freire (1983, 1987, 2002) e Rogers (1975, 2009). Com a
evolução do pensamento reflexivo de Dewey (1989) e a contribuição dos conceitos da prática
reflexiva de Schön (1992, 2000). Perpassando pelos conceitos da gestão de conhecimento
pessoal (Personal Knowledge Management - PKM) de Nonaka e Takeuchi (1995), Frand e
Hixon (1998), Jefferson (2006) e da atualização do conceito por Jarche (2010, 2011, 2014a),
direcionando a sua utilização na internet. Para a prática da curadoria de conteúdo digital foi
criado um site de curadoria (http://marketing.curadoriaemacao.com.br), voltado
exclusivamente para a realização das curadorias. Ainda como dispositivo, foi planejado e
desenvolvido um jogo “curadoria em ação” a fim de tornar a prática da curadoria de conteúdo
digital mais lúdica em sala de aula. E a utilização do grupo focal, como forma de construir
coletivamente as percepções acerca das práticas. Como resultado, percebe-se o potencial de
ensino/aprendizagem da curadoria de conteúdo digital como metodologia ativa, ao propiciar
uma aprendizagem significativa, ativa, colaborativa e de certa forma plural. Tendo como
comprovação as falas dos discentes em relação à prática da curadoria de conteúdo e o
aprendizado proporcionado por esta prática. Além da eficiência lúdica e pedagógica do jogo
“curadoria em ação” durante o processo de ensino-aprendizagem e da prática da curadoria.