PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE
Abstract
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina é resultado da participação do corpo docente do curso, por meio de seus representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e encontra-se articulado com as bases legais definidas pela Portaria Normativa no 7 do Ministério da Educação, de 24 de março de 2017 e uma concepção de formação profissional que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da Medicina nos dias atuais, como a capacidade de observação, criticidade e questionamento, sintonizada com a dinâmica da sociedade nas suas demandas locais, regionais e nacionais, assim como com os avanços científicos e tecnológicos.
Pautado no contexto acima e coerente com o que é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina (Resolução Nº 3, de 20 de Junho de 2014 do Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior do Ministério da Educação), pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI), pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e alinhado com as necessidades socioeconômicas, políticas e educacionais da cidade de Jaboatão dos Guararapes e do Estado Pernambuco, o presente PPC explicita o conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais, tais como objetivos, perfil do egresso, metodologia, estrutura curricular, ementas, bibliografia, sistema de avaliação, estrutura física a ser utilizada pelo curso, dentre outros aspectos. Ele, também, contempla os critérios indispensáveis à formação de um médico dotado das competências e habilidades essenciais para o exercício profissional, frente ao contexto sócio-econômico-cultural e político da região e do país, considerando as experiências de aprendizagem que promovam uma formação crítica, ética e reflexiva dentro dos mais distintos cenários de atuação.
Desse modo, o projeto apresenta um currículo que sistematiza teorias, reflexões e práticas acerca do processo de formação profissional, além de traduzir a filosofia organizacional e pedagógica da unidade acadêmica, suas diretrizes, as estratégias de seu desenvolvimento e atuação a curto, médio e longo prazo.
A proposta conceitual e metodológica toma como ponto de partida a noção de situação, entendida como um conjunto de cenários em que há a construção do perfil do médico em formação a partir da aprendizagem significativa, que promove e produz sentidos. Esta proposta está em conformidade com os princípios da UNESCO, isto é, educar para fazer, para aprender, para sentir e para ser; busca-se, além disso, a construção de uma visão da realidade na qual atuará o futuro profissional com o compromisso de transformação dessa realidade para melhor.
Trata-se de obter uma mudança atitudinal. O processo pedagógico se dá, portanto, à medida que se alinha a prática educativa à necessidade intrapsíquica de transformação pessoal para melhor atuar como profissional médico.
Pedagógico, nesta concepção, refere-se a todo o contexto do processo de educação, que vai além de conteúdo, metodologia e técnicas de ensino aprendizagem e considera a indissociabilidade entre a prática educativa e sua teorização. Com essa configuração pretende-se estabelecer a interlocução entre o pensar e o fazer, numa proposta de aprender fazendo e sentindo, comprometendo-se e realizando.
Fundamentalmente, as práticas de saúde estão de acordo com os princípios das diretrizes políticas de universalidade, integralidade, equidade e resolubilidade das ações, pertinentes ao texto institucional para a reestruturação dos serviços. Os egressos devem ser elementos comprometidos com a promoção, proteção, manutenção, recuperação e reabilitação, nos níveis de atenção à saúde primária, secundária e terciária.
Há, assim, uma formulação de modelo tal, que permite ao aluno a construção do conhecimento aliando-se a fundamentação teórica à prática no contexto de ensino, a sua inserção na realidade pessoal e compartilhada e à possibilidade de investigação e pesquisa nos diversos campos da atenção à saúde. Nesse contexto, o curso de Medicina busca atender a uma demanda que se torna mais significativa quando se observam os cenários descritos neste documento e que expressam a realidade do estado. Em vista disso, a da Faculdade de Medicina de Jaboatão dos Guararapes (FITS) se compromete a ofertar um curso com qualidade acadêmica, relevância social e inserção no processo de resgate do binômio educação-saúde como pilares essenciais para a construção da cidadania.