Show simple item record

dc.contributor.authorNOGUEIRA, Rafaella Lima
dc.contributor.authorRESENDE, Eviluzia Oliveira
dc.contributor.authorFREITAS, Pedro de Jesus
dc.contributor.authorNUNES, Antonia Maria
dc.date.accessioned2019-09-03T10:51:34Z
dc.date.available2019-09-03T10:51:34Z
dc.date.issued2019-09-03
dc.identifier.urihttps://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/2611
dc.description.abstractA designação para o termo picaresco difere da criação do termo e do gênero nas suas origens. Criado usando como base três textos da literatura Ibérica do século XVI e que traziam personagens pouco típicos para a época. Os pícaros estão à margem da sociedade e através de trapaças, mentiras e enganações passam a vida tentando “ter para ser”. Tal personagem singular assemelha-se ao malandro brasileiro que através das décadas foi citado na música popular brasileira e tornou-se um símbolo do bon vivant carioca. Mas o estereótipo do malandro não ficou apenas no Rio de Janeiro. Pudemos observar na literatura de cordel o malandro João Grilo e pudemos assim demonstrar como o malandro brasileiro tornou-se um personagem único e independente e que mesmo semelhante ao pícaro espanhol, hoje é brasileiro símbolo de um povo malandro por natureza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPícarospt_BR
dc.subjectMalandrospt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectJoão Grilopt_BR
dc.titleA MALANDRAGEM DO PÍCARO E A PICARETAGEM DO MALANDRO: UMA LEITURA DO PERSONAGEM JOÃO GRILO (UNIT-SE)pt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Trabalhos de conclusão de Graduaçãopt_BR
dc.description.localpubAracajupt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record