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dc.contributor.authorBONINI, Valeria Cristina
dc.contributor.editorBORGES, Fabrícia Teixeira
dc.date.accessioned2016-04-13T13:27:33Z
dc.date.available2016-04-13T13:27:33Z
dc.date.issued2012-03
dc.identifier.urihttps://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/handle/set/1029
dc.description.abstractO presente trabalho – IMAGEM, EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO: A FOTOGRAFIA SOBRE O REISADO DE SABAL –, tem o objetivo de analisar, identificando e descrevendo, os processos de construção do conhecimento na cultura popular do Reisado de Sabal – mediado por imagens fotográficas – registradas a partir de apresentações folclóricas e de entrevistas com os componentes deste grupo. Para tal a categoria bakhtiniana – formas do rito e espetáculos – formulada a partir da cultura medieval, embora distantes no tempo em alguns séculos, é relacionada à dança do Reisado de Sabal, uma vez que estão presentes e/ou representadas neste a Ironia – Riso; o Carnaval – Fantasia (Alegoria); o Sagrado; o Rito; a Tradição; e, o Grotesco. Entre os autores que dão aporte a este trabalho destacam-se: Mikhail BAKHTIN; Lev Semenovich VIGOTSKY; Stuart HALL; Clifford GEERTZ; Pierre BOURDIEU; Charles Sanders PEIRCE; Roland BARTHES; Jacques AUMONT; Boris KOSSOY; Bernard DARRAS. Especialmente a partir da análise da obra de Bakhtin “Cultura popular na Idade Média e no Renascimento” e das pesquisas junto ao grupo folclórico Reisado de Sabal, foi possível identificar diferentes significados estabelecidos em relação a este grupo e às manifestações populares descritas na Idade Média, as quais permanecem, se transformam e se inter-relacionam como forma de circularidade cultural. A educação estética e o conhecimento popular, mediado pela fotografia no Reisado de Sabal propõe discutir sobre esta relação partindo de possíveis articulações quanto à formação deste indivíduo no que se refere à sua cultura e ao seu desenvolvimento na relação pensamento, desenvolvimento e linguagem. Com isso, pretendemos: descrever a história e as características do grupo folclórico Reisado de Sabal, identificando seus significados e dinâmicas coletivas e familiares; destacar os significados construídos no processo entre as entrevistas e a realidade vivida e em relação aos temas: Ironia – Riso; Carnaval – Fantasia (Alegoria); Sagrado; Rito; Tradição; e, Grotesco, na perspectiva proposta por Bakhtin na obra “Cultura popular na Idade Média e no Renascimento”; identificar e pontuar os impactos que a fotografia apresenta e representa como instrumento de construção do conhecimento no grupo folclórico do Reisado de Sabal e impacto estético. Assim, o estudo busca identificar as estratégias pelas quais o conhecimento popular é construído, utilizando de imagens fotográficas da dança do Reisado de Sabal e de entrevistas narrativas com os componentes deste grupo folclórico. Ao utilizar fotografias e entrevistas narrativas como objeto de estudo e de compreensão dos fenômenos sociais é possível configurar as formas pelas quais a festança do Reisado de Sabal materializa processos de construção de conhecimento mediados pela imagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectReinado de Sabalpt_BR
dc.titleImagem, educação e conhecimento: a fotografia sobre o Reisado de Sabalpt_BR
dc.typeTrabalhos finais e parciais de curso: Dissertações de Mestrado (defendida e aprovada por banca especializada)pt_BR
dc.description.localpubAracaju - SEpt_BR


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