dc.description.abstract | Os jogos de simulação de vida possibilitam desenvolver a criatividade e proporcionam a quem
joga cenários e interações complexas oportunizando vivências e interações que na realidade
objetiva seria impossível. Assim, este trabalho objetivou analisar o jogo The Sims 4 através da
Teoria Psicodramática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa do jogo
de simulação The Sims 4 a partir da teoria do Psicodrama. Para isso, fez-se necessário descrever
as funcionalidades do jogo e relacioná-lo a Teoria Psicodramática. A partir disso, emergiram
três categorias: 1) O ambiente virtual sob o olhar psicodramático; 2) Constituição do Eu do
avatar e a Teoria dos Papéis; e 3) a Matriz de Identidade e as Redes Sociométricas do avatar.
Os principais resultados apontam que o The Sims 4 pode proporcionar a criação de uma
“realidade suplementar” e por meio do avatar estudar os papéis e o átomo social criados pelo
jogador. O “como se” criado pelo jogo proporciona a quem joga um plus de realidade, na qual
ele poderá projetar e concretizar simbolicamente a sua própria realidade e os seus anseios.
Conclui-se que os jogos de simulação de vida podem ser analisados sob o olhar do Psicodrama,
construindo assim, uma ponte entre os dois universos, além disso, sugere-se verificar a
possibilidade do uso do jogo de simulação de vida como um aliado para a clínica
psicodramática | pt_BR |