DO REGIONAL AO UNIVERSAL: FACES E INTERFACES DE ISMAEL PEREIRA (UNIT-SE)
Date
2019-09-03Author
DIAS, Alessandra Ferreira
SANTOS, zabel Cristina Melo dos
SOUSA, Luciana de Jesus
NUNES, Antonia Maria
Metadata
Show full item recordAbstract
O estado de Sergipe é rico de talentos em todas as áreas, como a pintura, a escultura e a literatura, só para citar algumas. No entanto o sergipano parece que ainda não aprendeu a apreciar e a valorizar os artistas da terra. Falta-lhe, ao que parece, o orgulho e a autoestima necessária para reconhecer que não precisa ir muito longe para encontrar grandes obras e seus artífices. Esse foi o principal motivo que nos fez insistir em tentar falar do talento de um artista local, a partir da valorização do regional que encontramos em suas obras, o que, por outro lado, faz com que ultrapasse as fronteiras do local e do regional, tornando-se um artista universal, por retratar valores e sentimentos que são comuns a todos os povos em todos os tempos. Ismael Pereira, homem simples e de alma pura, nascido em Capela/SE, consegue captar as cores, as formas, as alegrias e as frustrações do homem de seu tempo e de sua região, universalizando-se pela forma como capta e registra a realidade com cores fortes e variadas e traços que o distingue dos demais artistas locais. Faces e interfaces dá nome a esse trabalho que pretende discorrer sobre as várias linguagens de Ismael Pereira. A sua expressão se dá através da pintura em telas e cerâmicas, que apresentam os pontilhados e as cores inconfundíveis, o que torna a sua obra e o seu estilo único. Com as charges e as crônicas ele consegue expressar o seu descontentamento pelo descaso e abandono em que nos encontramos. O que dará unidade a essas diversas formas de expressão é o diálogo que se constrói entre o local, o regional e o universal. Ismael parte de uma visão micro para chegar a uma cosmovisão, e assim construir um olhar que vai do particular ao universal.